Mini-cursos


Período da Manhã – 9 de junho



1. Título: Comunicação Alternativa no contexto hospitalar
Palestrante: Rachel Santiago (fonoaudióloga)
Ementa: Por meio da apresentação de estudos de casos clínicos, este minicurso focaliza os
aspectos subjacentes da vulnerabilidade para comunicação e as questões de Comunicação
Alternativa em contextos hospitalares de cuidados agudos e intensivos. Considera fases da
Comunicação Alternativa, perfis de pacientes, processos clínicos no leito e aspectos
operacionais de provisão de serviços. Os casos clínicos permitirão discutir considerações sobre
avaliação e intervenção, bem como um amplo espectro de ferramentas e estratégias em
potencial.
Obs.: Esse mini-curso internacional estará acontecendo com tradução simultânea
Nível: Intermediário


2. Título: Clínica de Linguagem: da entrevista à implementação da CA, suas heterogeneidades
e a inclusão escolar
Palestrante: Roseli Vasconcellos Sequeira Manoel (fonoaudióloga)
Ementa: Sob a perspectiva do Interacionismo Brasileiro e seus desdobramentos na Clínica de
Linguagem, serão discutidos acolhimento, entrevista, avaliação, seleção e implementação de
um Sistema Alternativo de Comunicação (SAC), tendo em vista as heterogeneidades dos
sujeitos em questão, bem como o encaminhamento e acompanhamento dos mesmos no
âmbito da inclusão escolar.
Nível: Básico
3. Título: Oficina de criação e aplicação de acionadores para comunicação alternativa
Palestrante: Rodrigo Vasquez Dias (Engenheiro Elétrico); Marisa Hirata Fabri (Terapeuta
Ocupacional).
Ementa: Esta oficina de criação será organizada em três momentos: 1) a apresentação de
avanços recentes de tecnologia assistiva para comunicação alternativa com pessoas com
necessidades complexas de comunicação; 2) a criação de acionadores com materiais
facilmente encontrados e que oferecem flexibilidade de uso; 3) orientações sob a perspectiva
clínica da terapeuta ocupacional da aplicação dos recursos em diferentes usuários de CA.
Nível: Intermediário
4. Título: O uso de histórias sociaisTM com imagens e suas variações no apoio à comunicação
da pessoa com TEA.
Palestrante: Grace Cristina Ferreira–Donati
Ementa: O curso propõe dar fundamentos teóricos e práticos para a criação e uso de histórias
sociaisTM com imagens e modelos similares, como suporte à comunicação e à aprendizagem de
condutas sociais da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Nível: Intermediário

Período da Tarde



5. Título: Tecnologia para Comunicação Alternativa em escolas rurais da África do Sul
Palestrante: Dan Phillips (fonoaudiólogo e professor de educação especial)
Ementa: O workshop apresentará o processo de trabalho numa região rural da África do Sul
em que professores trabalham com alunos com deficiência em escolas com condições
bastante desfavoráveis. O objetivo é discutir como o trabalho pedagógico pode ser realizado
com ferramentas tecnológicas bem escolhidas, para mostrar aos professores formas de
introduzir e adaptar a tecnologia para melhorar e ampliar seu conteúdo de ensino.
Obs.: Esse mini-curso internacional estará acontecendo com tradução simultânea
Nível: Intermediário


6. Título: Elaboração de Instrumentos para pesquisa em comunicação alternativa
Palestrante: Eduardo José Manzini (psicólogo)
Ementa: Propor metodologia de coleta de dados por meio de instrumentos que possam ser
elaborados de forma científica por pesquisadores iniciantes ou mestrandos.
Nível: Intermediário
7. Título: Avaliação e aplicação dos recursos de Comunicação Alternativa para pessoas com
Deficiência Visual e Múltipla e Transtornos de Linguagem
Palestrante: Maria Aparecida Cormedi; Natallie do Carmo Prado Bianchini
Ementa: Será apresentado modelo de avaliação de linguagem e comunicação receptiva e
expressiva fundamentado na abordagem interacionista social com objetivos de identificar e
aplicar os recursos de comunicação alternativa de baixa e alta tecnologia para pessoas com
deficiência visual e múltipla, transtorno do espectro do autismo e transtornos de linguagem.
Nível: Básico
8. Título: Estratégias de Comunicação Alternativa no Contexto da Educação Inclusiva – Uma
Proposta de Currículo Adaptado para o Ciclo I
Palestrante: Cândice Lima Moreschi; Mariana Gurian Manzini; Maria Amelia Almeida
Ementa: Proporcionar aos profissionais da área da saúde e educação os conceitos teóricos e
práticos sobre as Estratégias de Ensino, apresentando a proposta de currículo adaptado por
meio de recursos de Comunicação Alternativa no contexto do ensino comum do Ciclo I.
Nível: Básico