Conferencistas e palestrantes do VI Congresso de Comunicação Alternativa ISAAC-Brasil

ADRIANA LIA FRISZMAN DE LAPLANE

Graduou-se como Pedagoga na Unicamp e realizou o Mestrado e Doutorado na mesma universidade. Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Pesquisa políticas públicas de Educação e Saúde e estuda especificamente práticas educacionais e interação social e aprendizagem.

ADRIANA PERES

Fonoaudióloga pela PUC-SP, com especialização em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e aprimoramento em Comunicação Alternativa pela PUC-SP. Atua na AACD-SP. Tem ampla experiência na área de fonoaudiologia em linguagem, neurologia e Comunicação Alternativa.

ANDIARA BORNELLI

Fonoaudióloga pela PUC-Campinas, atua em atendimento clínico com comunicação alternativa na Casa da Criança Paralítica – Campinas.

ANGÉLICA BRONZATTO PAIVA E SILVA

Psicóloga, é coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel Porto da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Tem Mestrado em Educação e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Unicamp. Atua como docente do curso de Fonoaudiologia da Unicamp com foco nas famílias de crianças e adolescentes surdos.

CÂNDICE LIMA MORESCHI

Pedagoga e Fonoaudióloga, realizou o Mestrado e Doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Atualmente participa do Projeto CAPE (Centro de Apoio Pedagógico Especializado) que oferece assistência aos alunos público alvo da educação especial regularmente matriculados na rede estadual de ensino.

CARLA MENEZES DA SILVA

Doutora em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela UFMG, professora Assistente na PUC-MG, docente dos Cursos de Especialização em Motricidade Orofacial e Linguagem e fonoaudióloga clínica.

CAROLINA RIZZOTTO SCHIRMER

Doutora em Educação pela UERJ, fonoaudióloga da Unitec Ipanema - Unidade de Terapia, Comunicação e Educação. Tem experiência nas áreas de fonoaudiologia e educação.

CÁTIA CRIVELENTI DE FIGUEIREDO WALTER

Doutora em Educação Especial pela UFSCar e tem pós doutorado em Comunicação Alternativa pela UERJ. Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação, docente no Curso de Pedagogia e coordenadora do Laboratório de Comunicação Alternativa da UERJ. Tem experiência na área de fonoaudiologia clínica e Educação Especial.

DAN PHILLIPS

Formado em Educação Especial e Fonoaudiologia. Especialista em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa. Diretor do Centro de Recursos Tecnológicos no Technology Resource Center of Marin, Califórinia. Desenvolve pesquisas em tecnologia e treinamento de professores voltadas a inclusão de alunos com distúrbios de comunicação.

DANIELA CÁTIA CHERAID

Mestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela UNICAMP. Professora de pós-graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, atua como psicóloga na APAE-Campinas e em Consultório Particular. Tem experiência em psicologia clínica e educacional.

DÉBORA DELIBERATO

Doutora em Ciências Médicas pela UNICAMP, tem pós-doutorado em Educação pela UERJ. É livre-docente na área da Comunicação Alternativa na UNESP-Marília, docente Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP. Tem experiência em Fonoaudiologia, com ênfase em educação.

DÉBORA REGINA DE PAULA NUNES

Doutora em Educação Especial pela Florida State University, USA. Docente na graduação e pós-graduação em Educação da UFRN. Tem experiência na área de psicologia clínica.

EDUARDO JOSE MANZINI

Doutor em Psicologia Experimental pela USP e pós-doutorado pela UERJ. Professor Associado em Educação na UNESP-Marília. Psicólogo com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

ELIANA CRISTINA MOREIRA

Fonoaudióloga, realizou o Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UNICAMP, trabalha na Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo e em consultório particular de fonoaudiologia, atuando principalmente na área de comunicação alternativa e inclusão. Atual presidente da ISAAC Brasil.

GRACE CRISTINA FERREIRA–DONATI

Formada em fonoaudiologia pela USP/Bauru, fez Mestrado em Educação pela UNESP de Marília, onde continua sua formação no Programa de Doutorado em Educação Especial. Trabalha em consultório particular com crianças e adolescentes com distúrbios de comunicação.

HELENA MARIA SOARES PANHAN

Mestra em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Fonoaudióloga Clínica na Área de Linguagem e Distúrbios Neurológicos. Atua como Fonoaudióloga e ministra cursos na área de Comunicação Suplementar e Alternativa e Tecnologia Assistiva.

IVALDA CESARINO GOMES

Fonoaudióloga, atua em Salvador com uma ampla abrangência de pacientes em clínica particular, incluindo também crianças e adolescentes com autismo.

JANAÍNA MARIA MAYNARD MARQUES

Fonoaudióloga formada no Instituto Metodista Izabela Hendrix, trabalha atualmente em atendimento clínico, com comunicação alternativa.

JOSÉ RODRIGO DOS SANTOS

Jovem usuário de Comunicação Alternativa, que estuda na ACESA em Valinhos. Batalha pelos seus direitos e tem o desejo de contar a sua história.

LEILA REGINA D'OLIVEIRA DE PAULA NUNES

Doutora em Special Education – Vanderbilt University, EUA. Professora titular da UERJ. Tem experiência na área de Educação e Psicologia , com ênfase em Educação Especial.

Páginas