Congresso

O VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, promovido pela ISAAC-Brasil (International Society for Augmentative and Alternative Communication) tem como tema “Comunicação Alternativa – Ocupando Territórios”.

Congresso

O tema símbolo deste Congresso é a árvore flamboyant, originária da costa leste da África, de Madagáscar e de ilhas do Oceano Índico, que significa flamejante, pela cor avermelhada de suas flores. Pode ser encontrada nas avenidas principais da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, que sedia o evento pela segunda vez por meio do CEPRE – Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Gabriel O. S. Porto na Faculdade de Ciências Médicas. Assim como o flamboyant, a Comunicação Alternativa – que teve suas origens nos anos 1970 – espalhou-se no cenário nacional, criando raízes e estabelecendo ramificações em diferentes territórios, seja a casa, a escola, o ambiente de trabalho, hospitais, clínicas e instituições especializadas, a universidade, espaços socioculturais, territórios judiciais, dentre outros.

A Comunicação Alternativa compreende recursos que possibilitem dar voz a pessoas com diferentes graus e tipos de comprometimentos de linguagem, oral, escrita ou gestual, verbal e não verbal, em qualquer época do ciclo de vida. Visa a auxiliar crianças em fase de aquisição de linguagem e em processo de letramento a adultos que sofreram acidentes ou patologias, que comprometeram sua comunicação. Trata-se de um campo de atuação que congrega profissionais de diversos campos do conhecimento, como Sáude, Educação, Arte e Ciências Exatas.

A escolha dos temas, dos convidados e a distribuição temática por territórios tem como objetivo acompanhar os avanços e tendências da ciência e da tecnologia na área. Além disso, pretende congregar convidados, valorizar e articular saberes científicos e práticas, igualmente importantes e historicamente presentes no processo de consolidação da Comunicação Alternativa no país.

Cabe salientar que a presença dos usuários de Comunicação Alternativa como palestrantes e parceiros nas pesquisasse constitui em diferencial dos eventos nacionais e internacionais da ISAAC. Busca-se congregar convidados nacionais e internacionais com experiências inovadoras e diversas que possam ser aplicáveis à realidade nacional.

As conferências internacionais serão proferidas por pessoas com renomado reconhecimento no campo da Comunicação Alternativa. Dan Phillips atua internacionalmente com supervisão de uso de tecnologia em regiões rurais da África do Sul. Rachel Santiago trabalha no Boston Children’s Hospital, com larga experiência no contexto hospitalar. Tracy Shepherd, apresentadora da conferência final é presidente da próxima conferência internacional da ISAAC, que ocorrerá em Toronto em 2016. Em todas as conferências internacionais no VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa será disponibilizada a tradução simultânea.

São todos bem vindos, seja para começar a se familiarizar com a Comunicação Alternativa, seja para trocar ideias com pessoas de outros lugares ou para conhecer as novidades no campo da informática e tecnologia assistiva.