Submissão de trabalhos

Orientações para submissão e critérios de avaliação

A submissão de trabalhos para o VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa ISAAC-Brasil estará aberta de 1 de dezembro de 2014 a 31 de janeiro de 2015. Os resumos deverão ser submetidos online através do site do evento.

Data do resultado: 28 de fevereiro

Modalidades:

  • Comunicação oral
  • Pôster

Critérios de Avaliação e Normas de submissão de trabalhos nas modalidades Comunicações orais e pôsteres

Os trabalhos inscritos no Congresso em formato de resumo expandido serão avaliados por dois revisores – profissionais com reconhecida competência e experiência na área, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de discrepância na análise, a critério da Comissão Científica do evento. Após aprovação do trabalho, este será incluído no Programa Científico se pelo menos um dos autores que não for palestrante convidado pagar a inscrição no evento até a data de 28 de fevereiro de 2015. Serão aceitos no máximo 6 trabalhos de um mesmo autor (ou em co-autoria). Não serão aceitas submissões de interesse de divulgação ou de propaganda comercial em Comunicação Alternativa.

Os avaliadores não poderão avaliar trabalhos de sua própria autoria, do mesmo grupo de pesquisa, nem de sua instituição.

Os trabalhos deverão ser submetidos dentro dos nove eixos temáticos do evento.

Todas as submissões serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Referência a um dos territórios temáticos do Congresso;
  • Originalidade;
  • Relevância científica;
  • Atendimento rigoroso às normas de formatação.

Os trabalhos deverão seguir aspectos éticos vigentes e apresentar o número de aprovação do Comitê de Ética, quando for o caso. Não serão aceitos trabalhos em andamento, que não apresentem resultados na submissão.

Os relatos de experiência dos usuários serão avaliados pela relevância e contribuição do relato e poderão ser incluídos na programação a critério da Comissão Científica. Recomenda-se, nestes casos, que sejam apresentados em parceria com um profissional responsável bem como que a apresentação tenha a devida anuência do usuário ou de seu responsável legal, quando ele não for o próprio apresentador, ou da instituição a que pertence, quando for o caso.

A decisão final relativa à submissão dos trabalhos e quaisquer casos omissos serão de competência da Comissão Científica do evento resolver.


Aspectos éticos e publicação nos anais dos trabalhos aprovados

Os trabalhos aprovados serão apresentados no Congresso nas categorias em que foram submetidos ou eventualmente, em outra categoria indicada pelos avaliadores, bem como a critério da Comissão Científica. Os resumos simples aprovados constarão da programação do evento. Os resumos expandidos aprovados serão publicados nos Anais do VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa em formato digital (CD-ROM) com ISBN.

Todos os autores que tiverem seus trabalhos aprovados deverão seguir os procedimentos éticos de proteção da privacidade e confidencialidade das pessoas referidas nas suas apresentações orais ou pôsteres. Imagens ou fotografias e gravações em áudio e vídeo, poderão ser utilizadas apenas com o devido consentimento da pessoa apresentada ou do responsável legal ou da instituição, quando for o caso.


Normas para os trabalhos a serem submetidos

Declaração de Interesses

Os autores devem declarar que não têm qualquer interesse financeiro ou comercial nos resumos expandidos e na apresentação em caso de aprovação.

Formato dos Resumos

Os resumos simples deverão ser submetidos em Word espaçamento simples, em parágrafo único sem referências bibliográficas. Os resumos simples, que serão publicados no Programa, deverão conter entre o mínimo de 150 e o máximo de 250 palavras.

Os resumos expandidos deverão ser submetidos em Word – fonte Arial 11, espaçamento 1,5, sem identificação dos autores ou da instituição no corpo do texto, contendo referências bibliográficas. O título deve ter até 15 palavras, em letra maiúscula. Os resumos expandidos deverão ter entre o mínimo de 1500 e o máximo de 2500 palavras, incluindo o máximo de 10 referências bibliográficas e a Declaração de Interesses.

Ambos resumos deverão conter: introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusões.

Os relatos de caso ou de experiência de profissionais deverão conter: introdução (apresentação, importância e justificativa do tema), objetivos, resultados e considerações finais.

Para inclusão nos anais em DVDs, os participantes cujos trabalhos forem aprovados poderão enviar o trabalho completo até a data de 15 de março.

Formatação do trabalho completo:

  • Título em negrito e letra maiúscula, até 15 palavras, centralizado;
  • Nomes dos autores em ordem direta justificado à direita em maiúscula e minúscula, sendo o primeiro autor o apresentador do trabalho;
  • Filiação institucional sob cada nome de autor;
  • Indicação de Auxílio de Órgão de fomento, se for o caso;
  • Tamanho do texto completo: 3500 a 5500 palavras;
  • Margens: 2,5 cm em todos os lados;
  • Espaçamento: 1,5
  • Fonte: Arial 11
  • Imagens, gráficos e tabelas devem conter legenda indicada no corpo do texto. Imagens ou fotografias poderão ser utilizadas apenas com o devido consentimento da pessoa apresentada ou do responsável legal ou da instituição, quando for o caso.
  • Referências bibliográficas e citações devem seguir rigorosamente as normas vigentes da ABNT.

Observação: Casos omissos serão analisados pelos Membros da Comissão Científica do VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa ISAAC-Brasil.
A Comissão de Pareceristas Ad Hoc é composta por mestres e doutores com experiência comprovada na área de Comunicação Alternativa, incluindo membros da Comissão Científica da ISAAC-Brasil, participantes convidados para as mesas e fóruns do evento e membros da Comissão de Trabalho do VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa ISAAC-Brasil.